Artigos

Imprimir

JANUÁRIA TERÁ 1ª RÁDIO ALL NEWS DA REGIÃO

No 08 Julho 2017.

Rádio Voz migra para o FM e passa a transmitir notícias durante todo tempo

Inaugurada em dezembro de 1988, a rádio Voz AM 870, de Januária, passou a transmitir seu sinal também na banda de frequência modulada, em 100,9 FM, desde o final do mês de junho. Mas essa nem a maior novidade: a antiga Voz AM 870 é a primeira emissora do Norte de Minas a iniciar a caminhada para operar um canal só de notícias, o all news.

A migração das rádios que operam na faixa AM para o espectro do FM foi autorizado por decreto, ainda em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, e só foi possível por conta da instalação da TV digital no país, que liberou a banda que se utilizava (e ainda se utiliza em alguns estados brasileiros) para transmitir os sinais da televisão aberta. A Voz News é a primeira emissora do Norte de Minas a mudar de endereço no dial, e a décima primeira em Minas Gerais.

“Daqui pra frente vamos tentar uma rádio News, ou seja, a informação em primeiro lugar”, contou ao Em Tempo Real o diretor da emissora, Ottorino Dal Moro Neto, que também mudou o nome da emissora. Além de migrar do AM para o FM, a Rádio Voz News, antiga Voz AM, vai cobrir todo tipo de evento, desde as reuniões da Câmara de Vereadores até eventos festivos da cidade, casos do Carnaval, exposição agropecuária e até missas solenes do calendário litúrgico local. “Vamos cobrir até briga de galo”, diz Ottorino em tom de brincadeira.

O projeto de migração do AM para o FM foi aprovado e publicado recentemente no Diário Oficial da União, bem como a autorização de uso de radiofrequência. “A aprovação do projeto foi a maior dificuldade. Mas após resolvermos todas as pendências das notas técnicas, fomos aprovados”, diz o executivo.

A ideia de criar uma emissora exclusivamente para transmitir informação, nos moldes da CBN e Jovem Pan, no Brasil, e BBC de Londres, que transmite jornalismo em tempo em várias línguas e países do mundo, segundo Ottorino, tem o objetivo de não conflitar com outras emissoras do grupo.

Digital 

Uma delas é voltada para o público jovem, a Alternativa FM de Januária, além de outra com temática sertaneja, a Voz FM de São Francisco. Apesar do alto custo do projeto, em especial se considerar o porte do mercado microrregional, Ottorino acredita que uma rádio só de notícias, focada nas transmissões de eventos, jornalismo, esportes, com equipes de reportagem espalhadas pela cidade terá seu espaço.

A rádio Voz News vai entrar em rede ao longo da grade de programação com a rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, emissora que adota padrão híbrido de notícias e entretenimento, e figura como a maior de Minas nesse formato. O grupo também opera o canal educativo TV Norte, de Januária, em parceria com a TV Minas, e foi um dos pioneiros na migração da geração de conteúdo no formato digital.

Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar